“Santo António já se acabou, o São Pedro está-se a acabar! São João, São João, dá cá um balão para eu brincar!” É assim a letra de uma famosa marcha dos Santos Populares que, confesso, nunca percebi…
É que a letra refere que o São Pedro está-se a acabar, mas pede um balão ao São João… Ora, se o São Pedro está-se a acabar, o São João… também já era!
É que esta a é ordem das famosas festas dos Santos Populares. O Santo António celebra-se em 13 de junho; O São João em 24 de junho; E o São Pedro ‘fecha’ as festas populares em 29 do mesmo mês.
E como estamos precisamente a iniciar esta época festiva, decidimos deixar-te uma lista de 5 coisas que tens mesmo de fazer nestes Santos Populares!
Tradições dos Santos Populares
As cidades de Lisboa e Porto são, provavelmente, aquelas onde as tradições dos Santos Populares se vivem com maior intensidade. Mas praticamente todos os concelhos do país celebram um santo. E a esmagadora maioria celebra um destes três que já referimos.
Conseguimos saber que o Santo António era casamenteiro – e daí a tradição dos casamentos de Santo António – mas a maior parte das tradições dos Santos Populares não tem propriamente uma explicação.
O que tem a ver manjericos, marchas populares, fogueiras, sardinhas e martelinhos, entre outras tradições, com os Santos? Não interessa muito. O que importa é que te divirtas com estas 5 sugestões!
Assistir às Marchas Populares de Lisboa
Realizaram-se pela primeira vez em 1939 e são uma espécie de versão portuguesa do Carnaval do Rio… Não ligues! Não há qualquer relação entre as duas coisas, estou apenas a divagar!
Mas tem semelhanças. Em vez de escolas de samba, os bairros lisboetas desfilam no ‘sambódromo’ da Avenida da Liberdade, bem no coração da capital. Passam o ano inteiro a trabalhar nos trajes e nas coreografias que apresentam na noite de 12 de junho, onde uma delas é eleita a vencedora.
Assistir ao colorido, e às cantigas das marchas é algo que deves experimentar pelo menos uma vez na vida. E se te cruzares com o Luís Pereira de Sousa ganhas um Respin grátis (esta é uma ‘private joke’ apenas para os nossos jogadores mais antigos).
Comer sardinhas assadas e comprar um manjerico nos santos populares
Diz a sabedoria popular que “sardinha a pingar no pão, só por altura do São João”. E, na verdade, a única coisa que as sardinhas e os Santos Populares têm em comum é a época.
O Santo António, o São João e o São Pedro celebram-se no final da primavera e início do verão. E essa é, precisamente, a altura em que a sardinha nas águas portuguesas está ‘no ponto’ para ser consumida.
Por isso, é fácil perceber porque é que a sardinha assada rapidamente se tornou na ‘comida oficial’ dos Santos Populares!
Já os manjericos, também são uma erva que rebenta por esta altura. São associados ao crescimento e, por isso, eram escolhidos pelos rapazes para oferecerem às suas noivas, com uma rima que, normalmente, fala de amor.
Têm um cheirinho fantástico, mas sabes a melhor forma de os cheirares? É passar a mão pela erva e cheirar o odor que fica na palma da mão! O cheiro é mais intenso do que se lhe encostares o nariz. E dizem que se meteres a ‘penca’ no manjerico… ele murcha! Portanto, não faças isso!
Bater na cabeça de desconhecidos com um Martelinho de São João
Felizmente, rezam os registos, que os martelinhos de São João foram criados por um industrial do Porto em 1963. E digo felizmente porque antes dos martelinhos – que fazem barulho ao bater na cabeça de alguém – a tradição era bater… com alho porro!
Os martelinhos são bastante mais agradáveis, não achas? E a verdade é que inicialmente eram usados na Queima das Fitas dos estudantes do Porto. Mas dada a proximidade das duas festas, os martelinhos passaram a ser também uma ‘imagem de marca’ do São João!
Saltar a fogueira nos santos populares
A tradição de saltar a fogueira está relacionada com o São João, mas acabou por generalizar-se. Em cada data dos Santos Populares, é frequente veres, num bairro em festa, uma fogueira e os jovens (e menos jovens) a saltar por cima da mesma.
A verdade é que as fogueiras de São João estão relacionadas com o pagão culto do sol. O astro de fogo simboliza o poder purificador e fertilizante. Por isso, saltar a fogueira está relacionado com a saúde, o acasalamento e a fecundação.
Jogar na slot Esqueleto Explosivo 2
Se não te apetecer ir para a rua fazer estas coisas, aproveita para jogar na slot Esqueleto Explosivo 2 da Thunderkick! Ou mesmo que vás para a rua, desde que tenhas um smartphone com ligação à internet, podes jogar na Esqueleto Explosivo 2 em qualquer lugar!
Bom… Associar a slot Esqueleto Explosivo 2 aos Santos Populares é um pouco rebuscado. Não é exatamente os Santos Populares, mas está relacionada com uma festa popular do Mexico, tem balões e… é festa!
Podes sempre jogar outras slots online no BacanaPlay. Ou até mesmo fazer um spin na roleta. Mas na slot Esqueleto Explosivo 2 vais associar mais o jogo a esta época festiva.
As diferentes caveiras dão lugar a um novo conjunto em cada spin, o que pode dar origem a prémios. Sempre que se forma uma combinação vencedora, os esqueletos que a formam explodem num fantástico fogo de artifício e dão lugar a novas caveiras. Que podem formar nocas combinações vencedoras! É festa e vais gostar de jogar!