O Dia dos Namorados, ou Dia de São Valentim, celebra-se em Portugal no dia 14 de fevereiro. Este é considerado o dia mais romântico do ano, pois o “Amor está Ar” um pouco por todo o mundo.
No entanto, a sua origem pode ter tido a sua origem em celebrações pagãs ou pode ter a ver com a celebração do dia da morte de um bispo chamado Valentim. Estás a reconhecer o nome?
A Origem do Dia dos Namorados
Segundo a lenda (ou não), a história de São Valentim remonta ao século III d.C.. Naquela época, o Imperador Romano Cláudio II proibiu os casamentos, pois acreditava que os soldados solteiros tinham um melhor desempenho nas batalhas e que estes se alistariam com mais facilidade.
Ora, o bispo Valentim, desrespeitou essa ordem, tendo realizado vários casamentos às escondidas do Imperador. No entanto, o segredo foi descoberto e o bispo foi preso, torturado e condenado à morte por causa dos seus atos.
Como ele foi executado no dia 14 de fevereiro, a data deu origem ao Dia dos Namorados. Enquanto estava preso, recebeu várias flores e bilhetes de jovens enamorados como demonstração do apoio e compaixão, afirmando que continuavam a acreditar no amor.
Na Idade Média, a data correspondia ao primeiro dia de acasalamento dos pássaros, por isso, os namorados dessa época usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor à porta da pessoa amada.
Ou terá tido origem numa Festa Pagã?
Lupercália, era uma festa anual celebrada na Roma Antiga, ao dia 15 de fevereiro, em homenagem à deusa Juno (deusa da mulher e do casamento) e ao deus Pan (deus da natureza), e servia para purificar a cidade, promover a saúde e a fertilidade. Esta festa também marcava o início oficial da primavera.
Um dos rituais desse festival, para além de um sacrifício de animais, era o passeio da fertilidade, no qual os sacerdotes vestiam-se com a pele esfolada dos animais e saíam a chicotear o povo, em especial as mulheres inférteis, que se reuniam para assistir ao festival.
Mais tarde, o Papa Gelásio I, decidiu proibir e condenou oficialmente as celebrações pagãs. Numa tentativa de cristianizá-la, substituiu-a pelo dia 14 de fevereiro, dia dedicado a são Valentim. Hoje conhecido como o Dia dos Namorados.
Nos Dias de Hoje
A celebração do Dia dos Namorados, tal como a conhecemos nos dias de hoje, foi sendo espalhada ao longo dos séculos um pouco por toda a parte. A época mais recente vem dos Estados Unidos, em 1840, quando uma artista criou e vendeu uma quantidade elevada de cartões alusivos ao Dia dos Namorados, implementando a tradição de se enviar postais românticos neste dia.
Esta data é comemorada em vários países do mundo e, é tradição os namorados trocarem presentes como cartões com mensagens de amor, flores, chocolates, etc…
Em Portugal, também temos tradições muito românticas! Já ouviste falar dos Lenços dos Namorados? Esta tradição que remonta ao século XVII, o lenço, normalmente de linha ou algodão, é bordado à mão com padrões românticos.
Faz parte das típicas roupas femininas da região norte do Minho e é utilizado pelas raparigas que tinham idade para casar. A rapariga apaixonada deve bordar o seu lenço e oferecê-lo ao seu amante para quando ele estiver ausente. O amado, se corresponder ao sentimento, deve usar o lenço em público para declarar o início do relacionamento. Se não o usar, é sinal de que não quer começar um relacionamento com a rapariga.
Outra tradição que temos por cá, nomeadamente, em Guimarães é a Cantarinha dos Namorados. Esta é feita de argila, pelos oleiros.
Quando um rapaz se decidia a fazer o pedido de casamento oficial, primeiro oferecia à sua namorada uma cantarinha. Caso a prenda fosse aceite, então os pais da namorada é que tinham que aprovar ou não. No caso de recusa da namorada, o pretendente recebia a oferta de volta ou poderia recebê-la partida.
A cantarinha tinha ainda a função de guardar as prendas que o noivo e os pais da noiva ofereciam durante o noivado.
Atualmente as cantarinhas são símbolos de serem guardiãs de histórias de amor e, quem as oferece, fá-lo pelo seu simbolismo. Claro que, no Dia dos Namorados, nota-se um aumento na procura de cantarinhas.
Noutra região do país, em Reguengos de Monsaraz, mais concretamente na aldeia de São Pedro do Corval têm a Rocha dos Namorados.
Conta a lenda que, pela altura da Páscoa, as mulheres na casa dos vinte anos caminhavam em direção à Rocha dos Namorados. De costas para a rocha, deviam atirar pequenas pedras e, por cada falhada, somava-se um ano de espera até ao seu casamento se concretizar.
Hoje em dia, é possível verificar a presença de pequenas pedras reunidas no topo da Rocha dos Namorados. É ainda de salientar que a rocha está ligada a rituais pagãos e, ainda hoje, funciona como força espiritual para a população local. Está conotada com fenómenos de celebração de fecundidade (Lupercália portuguesa?) e, no Dia dos Namorados, é procurada tanto por solteiros como casados.
Jogo Romântico no Bacana
Não podíamos deixar escapar esta data sem falar de um dos jogos mais românticos que temos disponíveis no BacanaPlay: a slot Doctor Love, da Light & Wonder!
Pode não parecer devido ao conteúdo hospitalar, mas acredita que te vais apaixonar por esta slot cujo tema é o AMOR e por este Doutor, pois ele pode prescrever-te grandes doses de prémios.
Procura pelo Love Meter (Termómetro do Amor) para ativares o recurso de Spins Grátis! Afinal quem é que não gosta de Spins Grátis, para conseguir ganhar ainda mais.
Normalmente ninguém gosta de ficar doente, mas temos a certeza de que com um doutor destes por perto, para além de te apaixonares por ele, ainda vais ter a cura para as tuas maleitas. Já compraste a prenda que vais oferecer à tua cara-metade? Já planeaste o jantar surpresa? Não te esqueças das flores! 💐
Feliz Dia dos Namorados!💘