No próximo dia 1 de maio celebra-se o Dia da Mãe em Portugal e nos países africanos de língua oficial portuguesa, como Angola, Moçambique e Cabo Verde. Mas também num par de países europeus. Tais como Espanha, aqui mesmo ao lado, ou na Lituânia e Hungria, lá na outra ponta do continente.
Como assim, não sabias que o Dia da Mãe se celebrava em datas diferentes um pouco por todo o mundo? Pois é isso mesmo que acontece. E mesmo em Portugal, tem mudado de data de tal forma que, a dada altura… chegou a parecer um cilindro de uma slot a girar!
O Dia da Mãe em Portugal
Passe o exagero de parecer um cilindro de uma slot machine a girar, a verdade é que o Dia da Mãe em Portugal tem mudado bastantes vezes a sua posição no calendário. Mas pelo menos desde meados da década de 1970 que se mantém no primeiro domingo de maio.
Nem sempre foi assim! Inicialmente, a data celebrava-se em 8 de dezembro, no feriado da Imaculada Conceição. E ainda hoje há muita gente que prefere celebrar a data nesse dia. Especialmente aqueles que são contra o seu aproveitamento comercial.
A mudar desde 1950
A data, inicialmente instituída pela Mocidade Portuguesa Feminina na década de 1950, foi alterada ainda antes de 1974. A pedido da Conferência Episcopal Portuguesa, para que o dia 8 de dezembro ficasse exclusivamente dedicado a Nossa Senhora.
Como maio é o mês da mãe, na tradição católica, o dia foi inicialmente mudado para o último domingo de maio. Mas como nessa data ocorrem, frequentemente, outras celebrações religiosas, voltou a ser mudado, agora para o primeiro domingo de maio. Onde se mantém até hoje!
Dia da Mãe pelo mundo
Mas na maior parte dos países, o Dia da Mãe é celebrado noutras datas. Nalguns deles, a data está relacionada com a origem do dia na antiguidade clássica. Na Grécia, a chegada da Primavera era festejada em honra de Rhea, a mãe dos Deuses. Já os romanos faziam-no no início de março, homenageando durante três dias Cibele, a mãe de todos os deuses.
Nos Estados Unidos da América, por exemplo, a instituição da data é bem mais recente. Remonta ao início do século 20, quando Annie Jarvis, que tinha perdido a sua mãe na guerra civil, achou que todas as mães americanas mereciam uma data que as homenageasse e começou a mover esforços nesse sentido.
Exemplos da celebração noutros países
Se por cá houve a vontade de separar o Dia da Mãe das celebrações religiosas, isso não foi assim no Reino Unido e na Irlanda, que fazem coincidir a data, precisamente, com o quarto domingo da Quaresma.
Países como o Egito, o Iraque, ou os Emirados Árabes Unidos celebram-no numa data fixa, em 21 de março. Outros fazem-no dentro de uma semana, no segundo domingo de maio. São eles África do Sul, Alemanha, Austrália, Áustria, Brasil, Canadá, Dinamarca, EUA, Grécia, Índia, Japão, Suíça, Turquia e Venezuela, entre outros.
No último domingo de maio celebra-se em França, Marrocos, Suécia e Tunísia. A Argentina comemora-o no terceiro domingo de outubro. Em 8 de dezembro, em coincidência com a Imaculada Conceição, parece que só o Panamá continua a fazê-lo…
Aproveitamento comercial do dia
Já sabemos que o marketing e o comércio aproveitam todas as datas para criarem um frenesim comercial e consumista. E o Dia da Mãe não é exceção! Nalguns países, como os EUA e o Brasil, o Dia da Mãe é mesmo a segunda melhor data para as lojas e centros comerciais. É superado apenas pelo Natal!
Slot Mother of Horus
Para fechar, e como estamos no Blog do BacanaPlay, não podíamos deixar de sugerir-te uma entre muitas slot machines para jogares. E como este post é dedicado ao Dia da Mãe, vamos indicar-te a Mother of Horus, uma slot dedicada ao tema do antigo Egito que celebra a mãe de Horus, o Deus dos céus e dos vivos para aquela antiga civilização!
A slot Mother of Horus é uma slot de 5 cilindros com 3 posições cada e 50 linhas de pagamentos! Com uma aposta máxima de €35, podes ganhar até um máximo de €94.206! Isto deve dar para celebrar o Dia da Mãe em grande!