Mesmo que não sejas fã, o Halloween, ou Dia das Bruxas, já é uma festa celebrada em Portugal e faz parte do nosso calendário anual. E, por se tratar de uma tradição que adotámos por cá, certamente que não conheces a história do Halloween.
Achas que a sua origem é americana? Bem, estás completamente enganado! Na verdade, não é por acaso que esta noite de terror se chama Halloween. Esta palavra deriva da junção dos termos em inglês “All Hallows’ Eve”, que significa literalmente “Véspera de Todos os Santos”. Por outras palavras, trata-se da noite anterior ao dia em que prestamos homenagem àqueles que já não estão entre nós. Como sabes, em Portugal, o dia 1 de novembro é o feriado do Dia de Todos os Santos.
Como começa a História do Halloween?
O Halloween, ou Dia das Bruxas, é uma celebração pagã que surgiu há mais de dois mil anos. Teve origem com o povo celta, que celebrava o fim do verão, a chegada do tempo frio e os seus dias mais curtos. A comemoração chamava-se Samhain, que significava precisamente “fim de verão”.
Hoje em dia, a celebração deste dia é um pouco diferente do que era. As crianças mascaram-se com trajes assustadores e percorrem as ruas em grupo, batendo de porta em porta a pedir guloseimas às pessoas. Quando as portas se abrem, as crianças exclamam: “Doçura ou Travessura?”. Se as pessoas não lhes derem doces ou guloseimas, as crianças têm permissão para fazer uma travessura.
Dia das Bruxas em Portugal
Em Portugal, a celebração do Halloween está cada vez mais a entrar nas nossas vidas, mas continua a não ser considerada uma tradição. No início de outubro, já começamos a ver algumas lojas a decorarem as suas montras com abóboras, teias de aranha e máscaras assustadoras a fazerem alusão ao Halloween, mas ainda não estamos ao nível dos Estados Unidos ou Reino Unido.
Por cá, o que fazemos mais parecido com as doçuras ou travessuras é no dia 1 de novembro, no chamado “Pão por Deus”, onde as crianças saem às ruas em grupos e pedem “Pão por Deus” de porta em porta.
Mas em vez de estarem mascaradas, devem estar bem vestidas (normalmente, estreiam roupas novas nesse dia), levam um saquinho para as ofertas e, em vez de fazerem travessuras, devem ser bem-comportadas.
5 factos realmente assustadores
1. O Halloween remonta a mais de 2000 anos
O Halloween começou como um festival celta para marcar o fim da colheita, que é quando os espíritos passam para o outro mundo. Então para manter os fantasmas afastados, as pessoas costumavam acender fogueiras e usar roupas assustadores. Isto diz-te alguma coisa?
2. Doçuras ou Travessuras remontam aos tempos medievais
Antigamente, as doçuras ou travessuras aconteciam quando os jovens pobres vestiam uma fantasia para implorar por comida ou dinheiro. Hoje em dia, as crianças mascaram-se e ameaçam fazer travessuras se não lhes derem doçuras. Como os tempos mudam, não é?
3. O Halloween era uma época para encontrar um marido
No século 18, as raparigas solteiras participavam de todo o tipo de estranhas tradições de Halloween para as ajudar a encontrar o marido certo. Isso incluía ficar num quarto escuro à frente de um espelho com uma vela para ver o rosto do seu futuro marido ou apanhar maçãs em festas porque a vencedora seria a primeira a casar-se. Nem precisavas de ser a “menina dos olhos” deles com este tipo de tradições!
4. Esculpir nabos, em vez de abóboras
O Halloween nem sempre foi aquilo que é hoje, como estamos a perceber. Originalmente, eram esculpidos rostos assustadores em nabos, em vez de ser em abóboras. Na verdade, foram os imigrantes irlandeses que levaram a ideia da abóbora para a América, e foi aí que se começaram a esculpir todo o tipo de rostos em abóboras. E, também, porque as abóboras eram mais baratas.
5. Luas Cheias no Halloween
Quem pode esquecer que nos dias de lua cheia há a possibilidade de te encontrares com Lobisomens? Agora junta isso às noites de Halloween! No mínimo, aterrador não achas? Mas não te preocupes. Primeiro porque as luas cheias de Halloween são muito raras e a última lua cheia em noite de Halloween foi o ano passado. A próxima só vai acontecer em 2039! Ufa…
Conclusão
Já estás com medo ou estás a postos para dares umas spins no teu Halloween? Seja como for, celebrar é sempre sinónimo de alegria.
E, claro, aqui no Bacana é do que gostamos, diversão a qualquer hora! Por isso, no BacanaPlay encontrarás as slot machines mais assustadoras e divertidas. 🎃